A Igreja de Santa Maria na Cidadela de Bragança

Dentro da cidadela fortificada de Bragança, destaca-se a Igreja de Santa Maria construída no século XVII, também conhecida como a Igreja de Nossa Senhora do Sardão, ligada a uma lenda popular que diz que esta terá sido descoberta após a expulsão dos muçulmanos, entre uns penhascos povoados por sardões, sobranceiros à confluência dos rios Fervença e Sabor. Acredita-se que a Igreja de Santa Maria é a mais velha da cidade de Bragança. Desde a sua construção en 1580, a Igreja com estilo românico tem sido modificado ao longo dos 2 séculos seguintes, que resultou num estilo baroco.

A fachada possui um portal barroco ricamente decorado com duas colunas salomónicas, decoradas por folhas de vides e cachos, encimado por um frontão interrompido por um nicho, que terá sido concluído em 1720, pela intervenção do bispo de Miranda D. João Franco de Oliveira. O interior está dividido em três naves separadas por colunas poligonais que sustentam arcos e uma magnífica pintura cenográfica na cobertura do corpo da Igreja, que representa a Assunção da Virgem.

Igreja de Santa Maria_Bragança (1) Igreja de Santa Maria_Bragança (3)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lenda da Senhora do Sardão

Há muitos e muitos anos, quando se construiu a igreja de Santa Maria, em Bragança, a cidadela era frequentemente invadida por mouros. Então o povo, como tinha grande devoção por Nossa Senhora, resolveu escondê-la no tronco de um sardão, num sardoal que havia logo por trás do castelo, pois os inimigos podiam roubá-la e destruída.

Entretanto o tempo foi passando, as pessoas foram morrendo e Nossa Senhora ali ficou escondida. Até que, num certo dia, andava um pastor a guardar o seu rebanho, quando, ao escurecer, viu duas luzinhas que brilhavam ao longe. Ficou muito assustado e foi chamar outra gente para verem o que seria tal coisa.

Foram então na direcção das luzinhas e descobriram Nossa Senhora no tronco do sardão. Diz o povo que as luzinhas eram os seus olhos. Fez-se então uma grande procissão para levar a imagem para a igreja de Santa Maria, dentro das muralhas do castelo.

Por esta razão, a igreja de Santa Maria ainda hoje é chamada pelas pessoas mais idosas Igreja de Nossa Senhora do Sardão.

Igreja de Santa Maria_Bragança (2)

The St Mary Church in the citadel of Bragança

Within the fortified citadel, there is the 16th-century St. Mary Church, also known as Our Lady of Evergreen Oak, after her representation was found in bushes with evergreen oaks. The St. Mary Church is believed to be the oldest in the city of Bragança. Since its construction in 1580, the Romanesque-style church underwent substantial modification over the next two centuries, resulting into a Baroque design.

On the façade, there is the highly ornate entranceway, with its Solomonic twisted columns finished with bunches and leaves, in addition to the lateral niches, which is believed to be built in 1720, with the intervention of the bishop of Miranda, D. João Franco de Oliveira. The interior is distinguished by the three naves separated by polygonal columns and the barrel-vaulted painted ceiling from the 18th century. The painting depicts the Assumption of the Virgin in many colors.

The Legend of Our Lady of the Evergreen Oak

A long long time ago, when the St. Mary Church was built, in Bragança, the citadel was regularly invaded by the Moors. As the locals had a great devotion to Our Lady, they decided to hide her in the body trunk of an evergreen oak that was at the time right behind the castle, to prevent her stealing or destructionby the enemies.

Time passed by, the people died and our Lady was still hidden there. Until one day, a sheep shepherd was looking after his herd and when the sky was darkening, he saw two little lights shining far beyond. He was scared and brought other people with him to see what was there. The shepherd along with the people walked towards the lights and discovered Our Lady in the trunk of an evergreen oak. The people say that the two little lights were her eyes. Then, there was a great procession to bring the image to the St. Mary Church, inside the walls of the castle. For this reason, the St. Mary Church is called Church of Our Lady of the Evergreen Oak.

Igreja de Santa Maria_Bragança (4) Igreja de Santa Maria_Bragança (9)

 

 

 

 

 

Igreja de Santa Maria_Bragança (15)

 

Igreja de Santa Maria_Bragança (11)

Igreja de Santa Maria_Bragança (13)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s