Igreja de S. Vicente em Bragança

Mais uma igreja bonita em Bragança, a Igreja de S. Vicente foi construída nos meados do século XIII ao estilo românico e apresenta simultaneamente linhas arquitectónicas góticas. Foram efectuadas diversas remodelações durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com vista a impedir a sua degradação uma vez que se localiza numa praça multifuncional, já utilizada até, como praça de touros, e onde teve sede a confraria do Santo Cristo, a mais importante da cidade.

Destaque-se, no exterior, o portal de estilo maneirista, o chafariz com armas reais (datado de 1746 e o único existente, na altura, no perímetro da cidade); o Passo (oitocentista), que atesta a importância da Semana Santa em Bragança; o Painel de azulejos (descerrado em 1929 em honra da declaração do General Sepúlveda contra a invasão francesa) comemorativo da proclamação, em 1808.

No interior, a capela do Santo Cristo, construída no século XVII , que mostra o recurso a soluções arcaizantes (lançamento de cobertura ogival). No período barroco a talha dourada (primeira metade do século XVIII) invade a capela-mor (arco triunfal, altar, tecto), numa manifestação artística que visava fazer do templo uma Domus Aurea (Casa Dourada o seja um grande palácio romano).

 

Church of Saint Vincent in Bragança

Another beautiful church in Bragança, the Romanic-style Church of Saint Vincent was built in the middle of the 13th century and also shows some gothic architecture lines. It was renovated and enlarged multiple times during the 16th, 17th and 18thcenturies, to prevent its deterioration since it was located in a multifunctional square, already used as a bullfight arena, and where was held the brotherhood of Santo Cristo, the most important in the city of Bragança.

The highlights in the outside are the Mannerist-style portal, the fountain with the royal arms (1746), o Passo (oitocentista), que atesta a importância da Semana Santa em Bragança, the typical Portuguese painted tiles that honor the declaration of General Sepúlveda against the French invasion (1929).

In the inside, we can note the Chapel of Saint Christ which was built in the 17thcentury and the Baroque-style golden wood engraving (first half of the 18th century) in the main Chapel.

Igreja de S. Vicente_Bragança1 Igreja de S. Vicente_Bragança2 Igreja de S. Vicente_Bragança3 Igreja de S. Vicente_Bragança4 Igreja de S. Vicente_Bragança5

Igreja de S. Vicente_Bragança10

Igreja S. Vicente_Bragança

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s