Igreja da Miséricordia de Bragança

Igreja da Miséricordia_Bragança1

Fachada revestida a azulejos

A cidade de Bragança tem várias igrejas todas com os seus proprios elementos arquitecturais. A Igreja da Miséricordia se destaca das outras sobre tudo pela a sua fachada revestida a azulejos da segunda metade do século XIX.

Antes da Igreja actual, houve no mesmo espaço a capela da Madalena, e depois a Capela do Espírito Santo. No adro da Madalena, que deitava para a actual Rua do Marquês de Pombal, se enterravam os pobres que faleciam no hospital manuelino, que ainda hoje mantém a traça primitiva. A frontaria da igreja, arcos e paredes, são do mestre canteiro António Veiga.

A origem da Santa Casa da Misericórdia de Bragança deve remontar ao ano de 1518 e e “fundou-se em uma igreja que havia dedicada ao Espírito Santo” (que dava nome à rua). O templo foi reconstruído em 1539, para servir como igreja da Misericórdia.

Nos fins do século XVII, o altar-mor foi enriquecido com um retábulo maneirista duma rara beleza. É obra do mestre entalhador Manuel de Madureira, que o executou pela quantia de 150 mil reis (14.08.1682). O retábulo central, que representa a Senhora da Misericórdia, contém doze figuras. O clero e a nobreza ali estão muito bem documentados, sem esqueçer a figura de D. João II, D. Leonor, e o frade trino que a aconcelhou na criação das Misericórdias, Frei Miguel Contreiras.

Numa capela anexa, pode admirar-se uma bela imagem do Senhor dos Passos, dos fins do século XVIII. As datas gravadas na padieira (1795) e na parte superior do altar-mor da capela(1799) são precisas quanto ao ano da construção. Foi na provedoria do tenente-general e governador de armas de Trás-os-Montes, Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, que esta capela se contruiu, junto da Casa do Despacho.

Igreja da Miséricordia_Bragança5

Misericórdia Church in Bragança

The City of Bragança has numerous churches with their own architectural elements and style. The Misericordia (Mercy) Church stands out for its façade richly decorated with “azulejos” (the Portuguese blue tiles) dating back to the second half of the 19thcentury.

The origin of Santa Casa da Misericórdia de Bragança might go back as far as 1518 and was rebuilt from an existing temple from 1539. Before the actual church, there was the Madalena Chapel and then the Espirito Santo Chapel (which refers to the actual street name).

At the end of the 17th century, the main altar was enriched with a mannerist high altar, work of the carver Manuel de Madureira (August 14th, 1682). The central decoration which represents the Lady of the Mercy, displays 12 characters.

In an attached chapel you can see an image of the ‘Senhor dos Passos’ of the end of the18th century. The dates carved in the lintel (1795) and in the upper part of the high altar of the chapel (1799) are accurate regarding the year of construction. It was by order of Lieutenant General and Governor of Tras-os-Montes, Manuel Jorge Gomes de Sepulveda, that the Chapel was built, next to the Casa do Despacho.

Igreja da Miséricordia_Bragança6

Imagem do Senhor dos Passos

Igreja da Miséricordia_Bragança7

Altar-mor

Igreja da Miséricordia_Bragança8 Bragança_igreja miséricordia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s