O Castelo de Monforte do Rio Livre

Do alto do monte localizado numa das escarpas da Serra do Brunheiro com cerca de 850 metros de altitude, o Castelo de Monforte do Rio Livre domina a aldeia e a ribeira de Águas Frias. A partir da Estrada Nacional 103, que faz a ligação de Chaves a Bragança, deriva-se em Águas Frias por um estrada de terra em bastante mau estado.

O castelo medieval, com muralhas em granito, abundante na região, está mais o menos conservado. Tem duas portas pelas quais se acede o pátio de armas:

  • a Porta da Vila, a Oeste, em arco quebrado, mais larga, comunicando com a vila medieval; e
  • a Porta da Traição, a Sul, em arco de volta perfeita, com vão mais estreito.

O castelo e a vila de Monforte de Rio Livre foram um senhorio do irmão do rei D. João V, o príncipe D. Francisco. Deve o seu nome à existência no local de um concelho medieval assim designado,  protegido por um castelo construído no tempo de D. Dinis et que foi extinto no século passado, em 1853. Todo o conjunto edificado foi então abandonado.

A maior parte do conjunto actualmente edificado data de finais do século XIII e primeira metade do seguinte. No seu interior, existia a Casa da Câmara, a igreja paroquial e a capela de Nossa Senhora do Prado, edifícios ainda de pé no século XVIII.

A torre de menagem, construída em 1312, é o principal elemento restante e aquele que confere ao castelo a imagem militar por excelência.

 

 

The Castle of Monforte do Rio Livre

From the top of the hill located on one of the slopes of the mountain of Brunheiro at 850 meters high, the Castle of Monforte de Rio Livre overlooks the village and river of Aguas Frias. From the National Road 103 which connects Chaves with Bragança, we can access to the village of Aguas Frias by a very bad dirt road.

The medieval castle, with granite walls – granite is found in profusion in the region – is not very well conserved. It has two doors to access the Court of Weapons :

  • The City’s Gate, West, in broken bow, larger, which communicates with the medieval city
  • The Treason Gate, South, in a narrow round arch

The Castle and the village of Monforte de Rio Livre were a landlord of the King D. John V’s brother, D. Francisco. The name comes from the existence of the medieval council there, protected by a Castle built at the time of D.Dinis and which disappeared in the last century, in 1853. The whole place was then abandoned.

The most part of the Castle was built between the end of the 13th century and first half of the 14th century. Inside, there was the “Casa da Câmara” (Town Hall), the Parish Church and the Chapel of Our Lady of the Prado, that were still here in the 18th century.

The Dungeon, built in 1312 and is the main element left from the Castle reminding its military use. 

 

Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (1) Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (8)Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (4)Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (6)Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (2) Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (7)Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (3)

Castelo de Monforte do Rio Livre_Chaves (5)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s