Igreja de São João de Deus

A Igreja de S. João de Deus, mais conhecida pelos flavisenses por Igreja da Madalena, sendo na bairro do mesmo nome, é sem dúvida um dos mais belos monumentos da cidade de Chaves. A sua construção data do século XVIII, reinado de D. João V, cuja Armas Reais figuram na fachada.

Foi inicialmente designada por Capela de João de Deus  por ter sido erguida em anexo a um edificio que era um hospital militar, criado na restauração e confiada à ordem dos Frades de São João de Deus em 1647. O edificio ao lado da Igreja tem uma longa história, sendo usada ao longo dos três séculos passados como Convento, Hospital Militar, Quartel da GNR, cavalariça e foi mesmo abandonada durante ums anos. Entre 1720-1721, D. João V manda construir a igreja anexa, tendo-se as obras prolongados por vários anos até 1834. Depois da extinção das ordens religiosas e dos freires terem deixado o culto, a igreja foi várias vezes profanada.

Agora transformada em igreja paroquial, a Igreja da Madalena sofreu várias obras de restauro em meados do século XX. O seu estilo arquitectónico é o Barroco. No seu interior, apresenta uma nave octogonal e elementos barrocos e neoclássicos.

A Igreja está situada na margem esquerda do Tâmega. A cúpula que vemos lá no alto, funciona como uma espécie de lanterna que ilumina o interior. Também a vista desde a otra margem do Rio oferece um magnífico panorâmico sobre a Ponte Romana e a cúpula da Igreja em pano de fundo.

 

São João de Deus Church

The São João de Deus Church, mostly known by the locals as the Church of Madalena, being in the district of the same name, is undoubtedly one of the nicest monuments of the city of Chaves. It was built in the 18th century, reign of D. João V, whose Royal Arms can be seen in the outer façade.

It was originally named the Chapel of São João de Deus, since it was erected as an annex to another building used as a Military Hospital during the Restoration and Order of the Friars of São João de Deus in 1647. The building next to the Church has a long story behind, being used in the past centuries as a Convent, Military Hospital, Portuguese Republican Guard headquarters, stables and was even abandoned for years. Between 1720-1721, D. João V ordered the construction of the Church which continued until 1834. After extinction of the religious orders and when the friars stopped to worship, the Church was desecrated several times.

Now being a Parish Church, the Church of Madalena underwent several renovations in the mid-20th century. Its architectural style is Baroque. Inside the Church, there is an octagonal nave as well as Baroque and neoclassical elements.

The Church is located in the left margin of the Tâmega river.  The dome that we can see on the top, works as a lantern illuminating the inside. The view from the other margin of the river offers an amazing panoramic over the Roman Bridge with the dome of the Church in the background.

Igreja da Madalena_Chaves (01) Igreja da Madalena_Chaves (02) Igreja da Madalena_Chaves (03) Igreja da Madalena_Chaves (05) Igreja da Madalena_Chaves (06) Igreja da Madalena_Chaves (07) Igreja da Madalena_Chaves (08) Igreja da Madalena_Chaves (09) Igreja da Madalena_Chaves (04) Igreja da Madalena_Chaves (11) Igreja da Madalena_Chaves (12) Igreja da Madalena_Chaves (13) Igreja da Madalena_Chaves (14)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s