A Ponte 25 de Abril em Lisboa

O 25 de Abril é um dia importante para todo o pais. E aproveito hoje para contar a história da costrução desta famosa ponte do mesmo nome em Lisboa, a ponte 25 de Abril, que atravessa o estuário do rio Tejo na parte mais estreita e liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada.

Esta ponte suspensa rodo-ferroviária foi construída nos anos sessentas durante a ditadura de Salazar mas a primeira ideia de construir uma ponte que ligasse Lisboa à  Almada remonta ao ano de 1876 com um engeinheiro português que pensava ligar Lisboa com o Montijo. Nas décadas seguintes, outros engeinheiros americano, alemã, francês, espanhol também submeteram projectos de construção mas o lugar exacto foi sempre objecto de debates.

Foi em 1960, com a abertura de um concurso público internacional que foi seleccionada à empresa norte-americana United States Steel Export Company para a construção da ponte. As obras iniciaram-se no dia 5 de Novembro de 1962 e acabaram 45 meses depois. A ponte foi chamada Ponte Salazar em honra do Primeiro Ministro António de Oliveira Salazar, até à Revolução de 25 de Abril de 1974, data em que o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.

Hoje a Ponte 25 de Abril faz parte do quotidiano dos Lisboetas que precisa de atravessar a ponte em carro o em comboio. O que gosto mais quando olhar pela esta ponte cor de vermelho é a sua surpreendente e curiosa semelhança com a Golden Gate de São Francisco.

 

The 25 de Abril Bridge

The day of 25th of April is a major day in Portugal and I seize the day to write a little bit about the story of the famous bridge of Lisbon, wearing the same name, the 25 de Abril Bridge which crosses the estuary of the River Tagus at the narrowest point and connects Lisbon to Almada.

This suspension bridge with a six car lanes road and electrified train tracks was built in the 60’s during the Salazar dictatorship but the idea of building a bridge in Lisbon was already advanced in 1876 with a Portuguese engineer who wanted to connect Lisbon to the Montijo. In the following decades, other American, French, Spanish or German engineers also submitted construction projects but the exact site had always been subject of discussions.

In 1960, there was an international invitation to tender for the project during which was selected the American company “United States Steel Export Company” for the construction of the bridge. Construction began on 5 November 1962 and ended 45 months after. The bridge was named Salazar Bridge, in honour of the Prime Minister, António de Oliveira Salazar, until the Revolution on the 25th of April, 1974.

Today the 25 de Abril Bridge is part of the daily life of the people here who need to cross the Tagus river by car or by train. What I like the most about this red-colored bridge is its curious and amazing similarity with the Golden Gate Bridge in San Francisco.

Ponte 25 de Abril_Lisboa (2) Ponte 25 de Abril_Lisboa (1)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s