Uma Igreja barroca no coração de Chaves

Igreja da Misericordia_Chaves (1)O Concelho de Chaves tem muitas belas igrejas e capelas mas com o seu estilo tipicamente barroco, a Igreja da Miséricordia no centro histórico é se calhar a mais bela.

Localizada no coração da zona histórica da cidade de Chaves na praça Caetano Ferreira / Praça de Camões, fronteira à Igreja Matriz, a Igreja da Miséricordia foi construída no século XVII. O acesso à igreja da Misericórdia é realizado por uma ampla escadaria. Os cunhais da frontaria são marcados por pilastras capitelizadas e em granito. O andar térreo é aberto por três vãos de arco pleno gradeados, que estabelecem um pórtico inicial.

É um templo relativamente pequeno mas com oroporcionalidade e harmonia notavéis na sua fachada, com oito colunas espiraladas salomónicas com plintos e capiteis, e no seu interior está totalmente revestida de painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII, com temática bíblica (episódios do Antigo e do Novo Testamento). Estes azulejos barrocos são atribuídos à oficina da família Oliveira Bernardes. O teto da igreja, de madeira, está pintado com uma Visitação, composição realizada em 1743 pelo pintor Jerónimo da Rocha Braga. A capela-mor expõe um grandioso retábulo de talha dourada, composição barroca do século XVIII, enquanto a sacristia guarda algumas pinturas de qualidade, nomeadamente uma tábua do século XVII e alusiva ao Purgatório. O altar profusamente decorado em talha dourada, com querubins, cachos e volutes.

Diz a tradição que foi esta a capela do Paço dos Duques de Bragança, restaurada e remodelada durante o domínio Filipino.

 

A Baroque Church in the heart of Chaves

The region of Chaves counts several beautiful churches and chapels but with its typical baroque style, the Church of Mercy in the historic core may be the nicest.

Located in the heart of the historic center of Chaves, in the Praça Caetano Ferreira / Praça de Camões, near the Parish Church, the Church of Mercy was built in the 17th century, with a granite facade which is accessed via a staircase.

The roof is preceded by a portico formed by arches supported by eight twisted Salomonic columns. The church has a single nave and its most striking feature is that all the interior walls are decorated with traditional blue and white Portuguese tiles, depicting biblical scenes (Wedding at Cana, Raising of Lazarus, the Multiplication of the Loaves).  On the ceiling of wood painted in the mid eighteenth century (1743), is also represented the scene of the Visitation. Finally, the altarpiece of gilded wood, is richly decorated.

The tradition says that the church was used by the Palace of the Dukes of Braganza, and was restored during the Philippine dominance.

Igreja da Misericordia_Chaves (2) Igreja da Misericordia_Chaves (3) Igreja da Misericordia_Chaves (4) Igreja da Misericordia_Chaves (5) Igreja da Misericordia_Chaves (6) Igreja da Misericordia_Chaves (7) Igreja da Misericordia_Chaves (8) Igreja da Misericordia_Chaves (9) Igreja da Misericordia_Chaves (10)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s