A Estação e o Museu Ferroviário de Chaves

Que melhor maneira de fazer uma viajem no tempo que de andar na zona da antiga Estação Ferroviária de Chaves onde ainda hoje fica ums traços da existência do comboio na cidade. A Estação de Chaves que foi inaugurada em 1921, era o terminus da Linha do Corgo que ligava Chaves a Régua, um percurso de 96 km que demorava cerca de 3h30m. Não é tão longe o ano quando a estação encerrou no dia 1 de Janeiro de 1990.

Os flavienses são numerosos a lembrar-se deste tempo quando se viajava na Linha do Corgo. O comboio que chamamos “Texas” andava apenas a 30 km/h e era um regal admirar as paisagens pitorescas da região do Douro, Régua, Chaves e aos cenários singulares de Trás-os-Montes. Há os que conheceram o Texas a carvão e os que nasceram com o comboio mais moderno, O Texas diesel.

Quando a estação foi desactivada em 1990, a Câmara Municipal de Chaves recuperou a antiga estação de comboio, o cais de mercadorias que agora são utilizada como centro socio-cultural e galeria de exposições, e a antiga casa do chefe da estação que transformou-se em  um museu ferroviário.

O museu ferroviário abriga objectos diversos, bilheteira, bomba de incêndio, lanternas, balança, máquina de escrever e varios antigo carris cuja dois são localizada no exterior.

 

The train station and museum of Chaves

What a better way to travel back in time than walking by the old train station of Chaves where there are still standing there the traces of the existence of a train in the city. The train station of Chaves opened in 1921 and was the northern terminus of the Corgo Line which connected Chaves to Régua, on a 96 km-route which lasted nearly 3h30. It is not so long ago that the station of Chaves closed on January 1st, 1990.

The Chaves people are many to remember yet the time when they would travel on the Corgo Line. The train which was called “Texas” by the locals, moved barely at 30 km/hour which let enough time to admire the picturesque landscape in the region of the Douro, Régua, Chaves and the amazing views of the region of Tras-os-Montes. There are some who used the so-called coal-Texas and the ones who used the “modern” version of the train, the Texas Diesel.

When the station was closed in 1990, the Town Hall of Chaves retrieved the old station building, the platform with the merchandise storage building which are now used as social and cultural center and exhibition gallery, and the old house of the head of the station which was turned into a Railroad Museum.

The Railway Museum hosts different objects, ticketing, fire pump, lanterns, scale, typewriter and several old wagons of which 2 are located outside.

estacao-de-chaves-0 estacao-de-chaves-1 estacao-de-chaves-2 estacao-de-chaves-3 estacao-de-chaves-4 estacao-de-chaves-5 estacao-de-chaves-6 estacao-de-chaves-7 estacao-de-chaves-8 estacao-de-chaves-9 estacao-de-chaves-10 estacao-de-chaves-11 estacao-de-chaves-12 estacao-de-chaves-13 estacao-de-chaves-14 estacao-de-chaves-15 estacao-de-chaves-16 estacao-de-chaves-17 estacao-de-chaves-18 estacao-de-chaves-19 estacao-de-chaves-20 estacao-de-chaves-21

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s