Peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima

2017 é sem dúvida um ano muito importante para o Santuário de Fátima, dado que celebramos os 100 anos das Aparições da Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorridas em 1917 e reconhecidas pela Igreja Católica Romana em 1930. Antes de ser este famoso local de peregrinação e devoção, o local era uma propriedade rural chamada Cova da Iria e pertencia aos pais de Lúcia. Foi aqui que ocorreu a primeira aparição.

A edificação do Santuário iniciou-se em 1919 com primeiro a construção da Capelinha das Aparições. O Santuário que foi sendo expandido ao longo dos anos, inclui hoje a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde estão sepultados os Beatos Francisco e Jacinta Marto e a Vidente Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado; o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, a Igreja da Santíssima Trindade, a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

Na grande esplanada á direita da Capelinha das Aparições, local da memória das aparições da Virgem Maria, vê-se a árvore onde as aparições aconteceram, protegida por grelhas com um painel que diz o seguinte: “Azinheira grande, sob esta árvore oraram os pastorinhos enquanto esperavam nossa senhora. A azinheira situava se no local onde hoje se encontra a pequena coluna no alpendre da capelinha”.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é imponente na grande esplanada. A sua construção começou em 1928 com a colocação da primeira pedra a pose da primeira pedra benta, mas a igreja foi consagrada apenas em 1954, ano em que lhe foi concedido o título de Basílica pelo Papa Pio XII. Os estilos arquitectónico e decorativo no interior são muito simples com 200 colunas e 14 altares laterais em mármore branco, dedicadas aos 14 mistérios do Rosário. Os vitrais e as pinturas no corpo da igreja datam de 1967 e representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às Aparições e à Mensagem de Fátima. Os da capela-mor, representando os Evangelistas, a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação foram criados pela sociedade madrilena Maumejean y Hijos.

O órgão da Basílica também merece a maior atenção. Foi construído em 1951 pela empresa italiana Fratelli Ruffatti, e é o maior instrumento do género em Portugal, com 90 registos e cerca de 6 500 tubos.

Há várias instalacões especialmente para o centenário das appariões, tal como uma escultura giganta em forma de coração vermelho com uma cruz de cada um dos lados dedicada ao papa Francisco que veio a Fátima no passado 13 de Maio para celebrar o Centenário das Aparições, o pórtico do Centenário, que representa o inicio do percurso da peregrinação de joelhos e um rosário gigante frente á Igreja da Santíssima Trindade.

Finalmente, outra atração no Santuário de Fátima é um pedaço do Muro de Berlim que se encontra na zone este da espanada desde Agosto 1994.

 

Pilgrimage to the Sanctuary of Fatima

2017 is without any doubt a major year for the Sanctuary of Fatima, since we celebrate the 100 years of the Apparitions of the Virgin to the 3 sheperd children Lúcia, Francisco and Jacinta, in 1917 and recognized by the Roman Catholic church in 1930. Before being this famous pilgrimage and devotion place, it was a rural property called Cova da Iria which belonged to Lucia’s parents. This is where the first apparition occurred.

The edification of the Sanctuary began in 1919 with the construction of the Chapel of the Apparitions. The Sanctuary expanded along the years and boasts today the Basilica of Our Lady of the Rosary where are located the tombs of the Blessed Francisco e Jacinta Marto and the visionary, Sister Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado; the Prayer Area, the Chapel of the Apparitions, the Church of the Santíssima Trindade, the Retreat of Our Lady of Mount Carmel and the Paul VI Pastoral Center.

On the great esplanade on the right side of the Chapel of the Apparitions, memory space of the apparitions of the Virgin Mary, we can see the oak tree where she appeared to the children, protected by a grid with a sign saying the following: Great Oak Tree, the sheperds prayed under this tree while awaiting for the Virgin Mary. The Oak tree was originally located where the small column in the porch of the chapel is today”.

The Basilica of Our Lady of the Rosary of Fátima is imposing in the great esplanade. Its construction began in 1928, with the laying of the foundational stone, but the Church was only granted the title of Basilica in 1954 by Pope Pius XII. The architectural and decorative styles of the interior are very simple and consist in 200 columns and 14 side altars limestone of the region, branco do mar, dedicated to the 14 mysteries of the rosary. The stained-glasses and the paintings date back to 1967 and represent scenes related to the life of the Virgin Mary, the apparitions and the message of Fátima. The ones in the main chapel, which represent the evangelists, the apparition of the Angel and scenes of pilgrimages, were created by the Madrid-based company Maumejean y Hijos.

The organ of th Basilica also deserved full attention. It was built in 1951 by the Italian company Fratelli Ruffatti, and is the largest intrument of Portugal, with 90 stops and more than 6 500 pipes.

There are different installations specific to the Centennial of the Apparitions, such as a giant sculpture shaped like a red heart with a cross on each side dedicated to the Pope Francis who came in Fatima on the 13th of May to celebrate the Centennial of the Apparitions, the Centennial gate which is the starting point for the pilgrimage knee path and a giant rosary in front of the Church of the Santíssima Trindade.

Finally, another attraction in the Sanctuary of Fatima is a section of the Berlin wall located in the Eastern area of the esplanade since August 1994.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s