A Sé Catedral do Porto, uma mistura de estilos

Situada no ponto mais alto do Porto, no bairro de Batalha, a Sé Catedral domina a cidade e o Douro.  E obra do primeiro bispo da cidade, D. Hugo. A sua construção começou no século XII e, ao longo da história, a Sé Catedral sofreu muitas reconstruções, e por isso mistura diferentes estilos arquitetônicos: românico, gótico e barroco.

A maior parte da catedral é barroca, embora a estrutura da fachada e o corpo da igreja sejam românicos, e o claustro e a capela de São João Evangelista sejam de estilo gótico.

No exterior, o edifício conservou vestígios do primitivo edifício românico construído entre a primeira metade do século XII e início do século XIII. Destaca-se o aspecto de igreja-fortaleza com fachada flanqueada por duas torres e a bela rosácea sobre a fachada principal. Na fachada lateral norte, destaca-se uma galilé barroca do século XVIII atribuída ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni.

No interior, encontra-se à esquerda da capela-mor, da época barroca, um magnífico altar de prata de várias centenas de quilos, que foi construído na segunda metade dos século XVII e XVIII por vários artistas de ourivesaria portugueses.

Do lado sul da Catedral, abre-se o elegante claustro gótico, que data do século XIV, com belos azulejos portugueses do século XVIII.

A grande esplanada frente à Catedral, conhecida como Terreiro da Sé, tem um bonito pelourinho de coluna torcida que data de 1945 e oferece uma vista magnífica sobre a cidade.

 

The Porto Cathedral, a mix of styles

Located in the highest part of the City of Porto, in the quarter of Batalha, the Cathedral surrounds the city and the Douro river. It was made by the first bishop of the city, D. Hugo. Its construction began in the 12th century and the Cathedral has undergone various alterations over the centuries, which is why it mixes several architecture style: Roman, Gothic and Baroque.

Most part of the Cathedral is of Baroque-style, although the façade and the structure of the church are of Roman-style, and the cloister as well as the Capel of de São João Evangelista are of Gothic-style.

On the outside, we can see that the Cathedral still has vestiges of the primitive Romanesque church built between the first half of the 12th century and the beginning of the 13th century. The aspect of fortress-church of the Porto Cathedral with its façade delimited by two tall bell towers and the rose window stand out. On the lateral northern facade, there is baroque porch from the 18th century attributed to Italian architect Nicolau Nasoni.

Inside the Cathedral, we can see on the left of the main chapel, of baroque-style, a beautiful silver altarpiece weighing up to several hundred kilos, built in the second half of the 17th and 18th centuries by different Portuguese jewelry artists.

On the southern side of the Cathedral, there is the elegant Gothic cloister, dating back to the 14th century, with beautiful Portuguese blue tile panels (18th century).

The large esplanade in front of the Cathedral is well known as “Terreiro da Sé”, has a beautiful twisted pilori dating back to 1945 and offers a splendid view over the city.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s