Igreja de São Domingos em Viana

Situada na Praça de São Domingos, a Igreja de São Domingos também conhecida como Igreja do Convento de São Domingos, foi construída entre 1566 e 1576.

No passado, o edifício foi denominado de Convento de Santa Cruz pelo seu fundador, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, na altura Arcebispo de Braga, aqui sepultado. Sendo Dominicano, o Convento foi edificado para que albergasse Dominicanos e, como não podia deixar de ser, a primeira missa foi no dia de S. Domingos. Por esta razão, com o decorrer dos tempos, deixaram cair o nome de Santa Cruz para São Domingos, prevalecendo por isso este último até à atualidade.

A igreja apresenta-se com uma fachada maneirista da ordem monumental mas interior cripto-colateral de estilo jónico e grande sobriedade, que foi compensada por uma grande riqueza de talha a partir de 1618. Destacam-se os retábulos da capela de  Nossa Senhora dos Mares (1618), o do Sagrado Coração de Jesus em estilo nacional, proveniente da demolida igreja de Monserrate, o do altar-mor com elevada tribuna e o da Confraria do Rosário, em estilo rococó de “talha gorda” bracarense, risco de André Soares.

A fachada retabular apresenta-se com um portal em arco de volta perfeita, é ladeada por um conjunto de colunas coríntias de fuste estriado assentes sobre pedestais decorados com motivos rústicos. Entre cada par de colunas estão os Santos Pedro e Paulo, sendo o Pedro à direita e o Paulo à esquerda. A arquivolta é decorada por dois medalhões com as figuras dos profetas Isaías à direita e, possivelmente, Moisés ou Abraão à esquerda. O segundo registo, separado por um friso do primeiro, apresenta-se com três nichos com as imagens de São Domingos, a Virgem e o Menino e São Tomás, que estão ladeados por colunas e pilastras coríntias. Possuem também duas janelas entre estas imagens, posteriores ao projeto original. O entablamento é decorado por motivos vegetalistas e cabeças aladas.

O terceiro registo, finalizado por um frontão triangular decorado por florões e figuras humanas, assenta em duas colunas coríntias abalaustradas ladeadas por dois Papas. Ao centro, situa-se um óculo oval em tímpano ladeado por quatro figuras evangelistas e, no tímpano do frontão, as armas do Arcebispo.

À esquerda, se encontra a torre sineira.

A igreja entrou em 1910 para a lista dos classificados como Monumentos Nacionais.

 

Church of São Domingos in Viana

Located in the Praça de São Domingos, the Church of São Domingos also known as Church of the Convent of São Domingos, was built between 1566 and 1576.

In the past, the building was denominated Convent of Santa Cruz by its founder, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, who was at the time Archbishop of Braga, and is buried here. Being Dominican, the Convent was built to shelter Dominicans and the first Mass was on St. Dominic’s day. That’s why throughout the time, the they dropped the name of Santa Cruz to São Domingos (St. Dominic).

The church presents a Mannerist façade but inner crypt-collateral of Ionic style and great sobriety, which was compensated with a fantastic and rich altarpiece from 1618. Among the highlights of the Church, we can mention the altarpieces of the Chapel of Our Lady of the Seas (1618), of the Sacred Heart of Jesus of national style, from the demolished church of Monserrate, and also the main chapel with the grandstand and the altarpiece of the Confraria do Rosário, of rococo style with “thick carvedwood” from Braga, artwork of André Soares.

The retabular façade has a round arch portal flanked by a set of Corinthian columns with stripped stem laid on pedestals decorated with rustic motives. Between each pair of columns, we can see Saint Peter (right) and Saint Paul (left). The archivolt is decorated with two medallions with the figures of the prophets Isaiah on the right and possibly Moses or Abraham on the left. The second registry, separated by a frieze of the first, boasts three niches with the images of Saint Dominic, the Virgin and Child and Saint Thomas, which are flanked by Corinthian columns and pilasters. There is also two windows between these images, which are not from the original church but came later. The entablature is decorated with vegetal motives and winged heads.

The third registry ends with a triangular pediment decorated with flowers and human figures. It sits on two Corinthian columns with two Popes on each side. In the center is an oval window in the tympanum flanked by four evangelist figures and, on the tympanum of the pediment, we can see the arms of the Archbishop.

The bell tower is located on the left.

The church is classified as National Monuments since 1910.

Fonte / Source: https://www.visitarportugal.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s