Um palácio abandonado em Vidago

A Vila de Vidago é famosa pelas suas águas termais e o emblemático e luxuoso Vidago Palace, mas pouca gente sabe que existia em tempos quase esquecidos outro hotel de luxo, então chamado Hotel Salus. Foi inaugurado no verão de 1918, e a sua construção deve-se ao financiamento de um empresário de nome Pereira Basto. Foi o segundo grande edifício hoteleiro a ser construído em Vidago, oito anos após a inauguração do hotel Vidago Palace. Mais tarde a partir de 1930, o Hotel Salus passa a ser chamado Hotel do Golf.

No início da sua actividade, o hotel dispunha de mais ou menos 100 quartos luxuosamente mobilados, com luz directa, água canalizada e luz eléctrica (lembram que estamos em 1918).No primeiro piso do hotel, estava instalado o balneário com casa de duches, cabines para banhos de imersão alcalinos, carbogasosos, e para banhos de limpeza, gabinete próprio para massagens manuais ou vibratórias. O Hotel foi parcialmente destruído em 19 de Março de 1967, devido a um grande incêndio. A estrura do hotel está ainda de pé mas fica em ruínas. De vista pelo exterior e com uma visita cuidadosa no interior, vê-se bem que devia ter sido edíficio enorme e imponente no seu tempo. Nunca nenhuma restauração ou recuperação foi feita desde o incêndio. Alguns dizem que o dono terá falecido e Deus sabe onde estão herdeiros. Apesar disso, o edifício mantem a sua alma e os seus mistérios.

An abandoned palace in Vidago

The Town of Vidago is famous for its thermal waters and emblematic and luxurious Vidago Palace, but few people know that there was a long time ago another luxurious hotel there, named Hotel Salus. It was inaugurated in the summer of 1918, and its construction is due to the financing of a businessman named Pereira Basto. It was the second major hotel building to be built in Vidago, eight years after the inauguration of the Vidago Palace hotel. Later from 1930, the Hotel Salus started to be called Golf Hotel.

At the beginning of its activity, the hotel had more or less 100 luxuriously furnished rooms with direct sunlight, piped water and electric light (remember we are in 1918). On the first floor of the hotel was installed the bathhouse with showers, alkaline and carbo-gaseous immersion baths, and for cleaning baths, a cabinet for hand or vibrating massages. The Hotel was partially destroyed on March 19, 1967 due to a large fire.

The structure of the hotel is still standing but it is left in ruins. From the outside and with a careful visit inside, we can see very well that that it must have been an enormous and imposing edifice at the time. No restoration or recovery has ever been made since the fire. Some say the owner has passed away and God knows where the heir could be. Despite all this, the building maintains its soul and its mysteries.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s