O Arco Triunfal da Rua Augusta

O Arco da Rua Augusta ergue se na parte Norte da Praça do Comércio e abre na rua principal da Baixa, a rua Augusta. Com estilo neoclássico,  o Arco foi desenhado pelo arquitecto Santos de Carvalho para comemorar a reconstrução da cidade depois do terramoto de 1755, mas apenas foi dado por concluído em 1873, com um projecto de Veríssimo José da Costa. É decorado com estátuas de figuras históricas.

Em seu topo, a Glória coroa o Génio e o Valor, representados pelas esculturas de Célestin Anatole Calmels, escultor francês que viveu a maior parte da sua vida em Portugal.

Num plano inferior, são da autoria do escultor português Víctor Bastos as representações de Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal, ladeadas por representações alegóricas dos rios Douro e Tejo. O Arco da Rua Augusta abriga um relógio mecânico chamado « relógio do Arco da Rua Augusta », de fabrico portugês, datado de 1941 e construío pela extinta Fábrica Nacional de Relógios Monumentais, A Boa Construtora, de Manuel Francisco Cousinha & Filhos com sede em Almada.

The Triumphal Arch of Rua Augusta

The Arco da Rua Augusta is located in the northern part of the Praça do Comércio and opens on the main street of the Baixa, the Augusta street. The neoclassical style Arch was designed by architect Santos de Carvalho to celebrate the reconstruction of the city as a consequence of the 1755 earthquake, but it was considered finished only in 1873, with a plan by Veríssimo José da Costa. It is decorated with statues representing historical figures.

On the top, the Glory crowns Valor and Genius, represented by sculptures designed by French escultor Célestin Anatole Calmels who lived most of his life in Portugal.

On the lower plan, the sculptures were designed by the Portuguese Víctor Bastos and represent Viriato, Vasco de Gama, Nuno Álvares Pereira and Marquês de Pombal, escorted by allegorical representations of the rivers Douro and Tagus.

The Arco da Rua Augusta shelters a mechanical clock called the “Clock of the Arco da Rua Augusta”, made in Portugal in 1941 built by the former Fábrica Nacional de Relógios Monumentais, A Boa Construtora, a company owned by Manuel Francisco Cousinha & Filhos and headquartered in Almada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s